MANTA TÉRMICA COM CAIXA DE LEITE – PASSO A PASSO DE COMO FAZER

MANTA TÉRMICA COM CAIXA DE LEITE - PASSO A PASSO DE COMO FAZER

Casas de telhado e que não tem manta térmica podem ser extremamente quentes no verão, fazendo com que a temperatura interna possa passar facilmente dos 40 graus, e não tem ar-condicionado que dê conta desse calor tremendo dentro da residência.

A manta térmica é um material composto por um dos lados de uma malha de esforço mecânico de grande durabilidade e estabilidade, aumentando a vida útil da mesma e, no outro lado, uma face de alumínio de alta refletividade, juntamente com uma baixa emissividade de radiação térmica.
Por isso, é comum a utilização desse tipo de material nos telhados ou coberturas de casas, com o objetivo de gerar um maior conforto térmico tanto no verão quanto no inverno.

Vantagens da manta térmica

  • Impede que a radiação solar entre no ambiente, deixando um clima mais ameno e reduzindo cerca de 5° a 10° de temperatura;
  • Colocação fácil e sem a necessidade de mão-de-obra especializada;
  • Impede a entrada de sujeira, insetos e fuligem;
  • Reduz o gasto com ar-condicionado em até 40%;
  • No inverno, a manta impede que o calor do ambiente saia do local, deixando o local mais quente por mais tempo.

Sabendo das vantagens da manta térmica e como ela funciona, estamos trazendo uma opção um tanto diferente para ser colocada no local da manta térmica. Estamos falando da manta feita com caixas de leite Tetra-pak.

Ao observar as caixas de leite, nota-se que elas são feitas de papelão, polietileno e alumínio. Esse material pode ser facilmente utilizado como isolante para telhados, assim como as folhas de alumínio que já são usadas na construção civil.

Portanto, acompanhe os passos abaixo e aprenda como usar esse material de fácil acesso para proteger as casas, galpões, escritórios, ranchos, garagem e outros das mudanças de temperatura.

Passo-a-passo da manta de caixa de leite

 

1- Abra as orelhas das caixas, corte a parte superior e inferior delas e lave bem com detergente e água. Obs.: se a caixa tiver tampa, corte abaixo dela e retire essa parte fora.

2- Enxague bem e coloque para secar no sol.

3- Depois de seca, abra a caixa com uma faca, tesoura ou estilete de forma que ela fique esticada igual a uma cartolina.

4- Coloque a parte de alumínio da caixa para baixo e comece a colar uma na outra. Para isso, sobreponha aproximadamente 2 centímetros uma sobre a outra.

5- Não vamos utilizar nenhum tipo de cola para esse processo, o que você irá fazer é o seguinte: coloque uma folha sulfite em cima das caixas abertas com a sobreposição de 2 centímetros e passe o ferro quente em cima dessa folha.
Dessa forma, a folha sulfite grudará na caixa de leite, fará a solda entre as duas caixas abertas e deixará um acabamento bem mais bonito.

Porque evitamos o uso de cola nesse caso?
Porque com o calor excessivo dos raios solares, a cola pode amolecer e fazer o material da manta se soltar com o passar  do tempo.

5- Repita esse processo diversas vezes para a união das caixas de leite, utilizando sempre a folha sulfite e sobrepondo uma caixa sobre a outra em aproximadamente dois centímetros. Faça quantos metros for necessário para o seu telhado.

6- Feita a quantidade necessária de manta para a sua residência, chegou a hora de fazer a instalação. Esse processo é muito fácil, basta você ter em mãos um grampeador para madeira ou martelo e pregos pequenos.

Posicione a manta logo abaixo do telhado e grampeie ou pregue nas ripas do telhado com a face do alumínio voltada para cima (a parte refletiva voltada para cima irá refletir o calor para fora da casa). Prenda por toda a extensão do telhado.

7- Pronto! Sua residência estará protegida do calor intenso dos raios solares!

 

Se você gostou dessa dica maravilhosa, não deixe de curtir a postagem e compartilha-la com os amigos que podem estar precisando dessa solução rápida e simples, mas que leva um conforto bem considerável.

 

 

 

 

 

 

 

.

Créditos: Meia Colher


Comments

  1. Ótimo trabalho!
    Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
    que tinha o que tanto procurava.
    Gostei muito.
    Meu muito obrigado!!!

  2. Renato Lanzieri : fevereiro 20, 2021 at 3:57 am

    Idéia excelente! Gostaria de saber a validade desse serviço, e se não atrai algun tipo de inseto

    • Edificasa Revendedora : fevereiro 20, 2021 at 11:41 am

      Bom dia, Renato! Tudo bom com você?
      Se ela for lavada direitinho, não irá atrair insetos. E ela é duradoura.
      Espero ter lhe ajudado. 🙂
      Obrigado pela sua mensagem.

    • Se quizer depois da higienização pingar em um pano espremido algumas gotas de eugenol (óleo de cravo) se for o caso de existir os insetos por perto. Então passe apenas no lado que ficará embutido.

  3. Meu quarto e forrado com madeira de pinus, gostaria de saber se eu posso colar a caixinha de leite no forro mas por dentro do quarto, e qual a melhor opção, cola ou grampeador?

    • Edificasa Revendedora : abril 10, 2021 at 11:49 am

      Bom dia, Eliane! Tudo bom?
      O ideal seria você por na parte superior do seu forro. Você pode usar cola para unir as partes das caixinhas. O ideal seria usar cola quente.

      Espero que possamos ter lhe ajudado. Precisando de alguma ajuda ou dúvida, estamos a disposição. 🙂

  4. tania serrano lopes : abril 13, 2021 at 8:49 pm

    boa tarde por favor eu tenho uma lavanderia queria amenizar o calor eu coloco o aluminio da caixa para mim e as letras para o telhado ou e ao contraio olhando para o teto eu vejo as letras da caixa ou eu vou ver o aluminio obrigada

    • Edificasa Revendedora : abril 17, 2021 at 11:42 am

      Bom dia, Tania! Tudo bom?
      Você deve por a parte em alumínio virada para parte de cima. o lado das letras vão ficar para baixo. Para não ficar amostra as letras das caixas, você pode pintá-las. 😉

  5. Arlete Pereira da Fonseca : maio 13, 2021 at 2:00 pm

    Se quiser fazer o contrário e aquecer um canil, posso instalar a manta ao contrário?

  6. Stela Mar Baggio : junho 13, 2021 at 3:08 am

    Olá! Aqui no sul faz muito frio no inverno. Gostei da dica de isolamento térmico e costurei caixinhas para forrar, por fora, a casinha do cachorro e o viveveiro da calopsitas até uma certa altura. Coloquei as letras por fora mas, fiquei na dúvida. Está certo assim? Ou seria o alumínio por fora?

  7. Luiz Felipe de Lima : junho 18, 2021 at 11:51 pm

    Boa noite, tudo bem? Esse isolamento térmico também pode ser feito nas paredes.

  8. boa tarde, esse isolamento também vale para parede umida,para não manchar quando fica com umidade de chuva?

  9. Quero aquecer a casa como faço

  10. Oi boa tarde,quero mais informações sobre a manta,pretendo fazer para manter meu quarto ou outras dependecia mais quente,com cx leite,ou seja como posso fazer?

  11. Gostaria de saber se usar as caixinhas no telhado da casinha do cachorro irá tirar o calor no verão. Como colocar pois o telhado da casinha é tipo um plástico grosso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *